CAMINHADA QUARESMAL - PÁSCOA 2008

- A dinâmica prevista consiste em descobrir a riqueza (dons) do tempo da Quaresma como preparação para a festa mais importante de todos cristãos do mundo inteiro, que é a Páscoa. Ao longo dos domingos da Páscoa até ao Pentecostes, através das cores, queremos também explorar o mistério da ressurreição. Isto será feito sempre a partir da Palavra de cada domingo. Pretendemos envolver a catequese, a comunidade e as famílias.

- Propomos a colocação de uma pequena escada no local onde habitualmente se reza. Progressivamente, será colocado um símbolo em cada degrau nos vários domingos da Quaresma. Na Páscoa, acende-se o círio pascal (vela maior), sinal da ressurreição e usam-se fitas de várias cores, que serão amarradas ao círio pascal até ao Pentecostes.

- Na Eucaristia, enquanto a procissão de entrada se faz, o ano responsável, deve esperar junto ao presbitério em duas alas, como quem espera e recebe o dom (símbolo). O símbolo é levado na procissão por um catequizando do ano responsável. Ao chegar junto ao presbitério, depois do sacerdote e os acólitos passarem, o catequizando levanta o símbolo e espera que seja feita a monição. A monição será feita no ambão, por um catequizando ou catequista, depois da saudação. Depois da monição, o símbolo é colocado na escada e os catequizandos vão para os seus lugares.

- Na Catequese deve fazer-se a dinâmica na altura mais conveniente sem alterar demasiado o encontro previsto nos catecismos. Dependendo do encontro da catequese ser antes ou depois da eucaristia a dinâmica serve para criar expectativa ou para levar a um compromisso de fé.

Nenhum comentário: