RETIRO DAS CATEQUISTAS

No passado Domingo, dia 11 de Março teve lugar o Retiro Quaresmal de Catequistas que se realizou na Casa da Juventude do Seminário do Bom Pastor em Ermesinde. O Retiro foi organizado pelo Padre Luís (Missionário Monfortino) e teve como destinatários as catequistas das Paróquias do Padre António Pinto (Fornelo, Vairão e Fajozes) e as catequistas da Paróquia do Padre Nelson Soares (Telões - Amarante) que está dividida em três centros de catequese.



Podemos dizer que este Retiro foi constituído por 5 momentos diferentes. Após a recepção e a apresentação do grupo tivemos um primeiro momento, onde reflectimos na Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma de 2007. O segundo momento, que para mim foi o mais rico, consistiu num Exame de Consciência, primeiro individual e depois em grupo baseado nas Liturgias dos 5 Domingos da Quaresma. O terceiro momento teve lugar no almoço e no convívio pós-almoço. O Plenário dos trabalhos de grupo, onde se expuseram todas as ideias discutidas no Exame de Consciência ocorreu no quarto momento. Por último, no quinto momento teve lugar a Eucaristia Dominical organizada por todos e para todos.


Na minha opinião, este Retiro de Catequistas foi muito positivo. Meditamos, oramos, partilhamos experiências e opiniões, fizemos amizades, trocamos contactos, enfim, foi um dia que certamente nos vai ajudar a viver melhor este tempo de penitência, de conversão e de mudança de vida que é a Quaresma.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa de publicar um Blogue da Catequese de Fornelo. Tens o meu apoio.
Padre António

Anônimo disse...

Parabéns é maravilhoso ver como é possivel dimanizar uma comunidade e não ficar à espera que as coisas caiam do céu... parabéns mais uma vez,bom trabalho.
Aquele AMIGO merece tudo!
Saudações amigas.
Maria de Fatima