3º DOMINGO DA PÁSCOA


Faixa Amarela - ALEGRAR

A alegria de Jesus Ressuscitado não está reservada apenas aos apóstolos. Também a nós, na Eucaristia, o Senhor Jesus se nos dá a conhecer, introduzindo-nos a Sua intimidade. Por isso, fortificados pela presença ressuscitada de Jesus em nós, que nos alimenta com a Sua Palavra e o Seu Corpo, não podemos ficar parados. Temos de partir, pelos caminhos da vida, a comunicar aos nossos irmãos a alegria da nossa fé. É a alegria do encontro com Jesus e, consequentemente, do envio e do anúncio da ressurreição a todos.
Ano Responsável: 9º ano

2º DOMINGO DA PÁSCOA

Faixa Verde - ALEGRAR
Jesus Cristo mostra-nos, pelo apóstolo Tomé, que a fé é um risco: não se trata de tocar e de ver, mas sim de acolher o anúncio, que nos é transmitido, de acreditar e sentir o compromisso que a fé na ressurreição gera nos crentes.
Ano Responsável: 5º ano

DOMINGO DE PÁSCOA

Círio e Faixa Branca - 7º degrau
O círio pascal é símbolo de Cristo Ressuscitado. É a nova luz que, acesa na noite de Páscoa, ilumina a humanidade. As trevas dão lugar à nova claridade da Páscoa. Representa a vida nova, o sepulcro aberto, o maior dom de Deus à humanidade e compromete-nos a sermos sementes de vida uns para os outros. Esta vida é a vida nova da Páscoa, a vida gerada a partir da morte de Jesus na cruz, expressa e simbolizada no círio pascal de onde se estende e comunica.
Ano Responsável: 8º Ano

DOMINGO DE RAMOS


Ramo de Oliveira - 6º degrau

Celebramos neste Domingo dois acontecimentos da vida de Cristo, lembrados no nome litúrgico deste dia: Ramos, ou seja, a entrada triunfal de Jesus em Jerusálem; e a Sua Paixão e Morte. Aqueles que aclamaram na sua entrada em Jerusálem foram os mesmos que pouco tempo depois o mataram e suspenderam na cruz, na sexta-feira santa, três dias antes da ressurreição. A cruz é o sinal por excelência deste tempo quaresmal, tempo de morte, mas também de uma vida gerada a partir da cruz.

Ano Responsável: 7º ano

5 º DOMINGO DA QUARESMA


Vaso com uma Planta - 5º degrau

Mostra-se pela ressurreição de Lázaro ressuscitado, que acreditar em Jesus é acreditar na vida nova. "Se o grão de trigo lançado à terra morrer dará muito fruto" (Jo 12), ou seja, a semente depois de morrer gera vida em abundância numa planta. A passagem da morte da semente à vida da planta reflete-se em Lázaro com a sua morte e ressurreição. A ressurreição de Lázaro foi assim, o último sinal do morrer para nascer de novo que Jesus realizou antes do grande sinal: a Sua própria Ressurreição.

Ano Responsável: 3º ano