FESTA DA AVÉ-MARIA


Quando o Padre António me disse que tinha que fazer a Festa da Avé-Maria com as crianças do 5º ano para mim foi uma novidade. No entanto, elaborei o guião que vos deixo e acho que correu bem. Realizou-se no passado sábado dia 12 de Maio de 2007 na nossa Paróquia de S. Martinho de Fornelo. A Eucarístia foi preparada e dinamizada pelas crianças do 5º ano da catequese, e consistiu numa eucarístia de acção de graças à Nossa Senhora onde meditamos com ela na vida de Jesus.

Guião de Festa da Avé-Maria:
Como era dia 12 de Maio, realizou-se também a habitual procissão de velas durante a qual se rezou o terço e se cantou cânticoa marianos. A igreja estava repleta de devotos de Nossa Senhora e o andor de Nossa Senhora que integrou na procissão estava muito bem enfeitado.
No dia 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos. Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco.

FESTA DO PAI-NOSSO 2007


No fim de semana passado, Sábado dia 28 de Abril, na missa vespertina das 19h e 30m realizou-se na nossa Paróquia mais uma Festa do Pai-Nosso. Como é do conhecimento de todos, esta festa tem lugar no primeiro ano catequético, que em Fornelo tem como catequista a Elsa e auxiliar a Sara. Esta festa, organizada pelas catequistas, pelos pais das crianças e pelas crianças, contou com a participação de toda a comunidade paroquial.